Educador de infância

28-04-2011 10:34

Educador de infância

A tarefa 
Tal como o próprio nome indica, o educador de infância é a pessoa que educa, ou seja, que promove o desenvolvimento global das crianças. A missão do educador não é instruir, mas educar, criar hábitos, corrigir com suavidade e firmeza. O objectivo da sua tarefa é fazer com que a criança veja o período em que frequenta o Jardim-de-Infância como uma época de alegria, de jogo e de convívio. 
Para ser educador é necessário possuir uma licenciatura na área da Educação de Infância.
O perfil desejado 
O educador deve possuir sólidos conhecimentos de psicologia infantil e de didáctica especial, mas acima de tudo deve gostar de trabalhar com crianças.

 
 
As actividades 
Os educadores de infância tratam de bebés e de crianças pequenas desde os 3 meses até aos 5 ou 6 anos, ou seja, de idade inferior ao Ensino Básico, despertando-as para futuras aprendizagens.
Cabe ao educador criar diversas actividades que ocupem e que permitam às crianças um crescimento saudável. Ao longo do período passado no Jardim de Infância, a criança deve desenvolver os seus sentidos, a sua linguagem, a sua capacidade de se relacionar com os outros. Para isso brinca, canta, ouve histórias, recita quadras e poesia e faz jogos colectivos.
O mais importante no Jardim de Infância é que a criança se divirta!

 
Os locais de trabalho 
O educador pode trabalhar em diferentes locais, tais como jardins de infância,  centros de pediatria,  internatos infantis ou outros.
 
O contacto com os pais 
Os educadores de infância mantêm um contacto frequente com os pais. A relação entre estes dois intervenientes é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

o que é o que é ... Dicas objetos

O que é que pode passar diante do sol sem fazer sombra ?

O vento

O que a zebra disse para a mosca ?

Você está na minha listra negra

O que um nadador faz para bater o recorde ?

 Nada

Itens: 11 - 13 de 13
<< 1 | 2

Questionário

Você gosta de ler

Sim (1.695)
43%

Mais ou menos (1.947)
49%

Não (337)
8%

Total de votos: 3979

Questionário

o'que você acha do site

ótimo (691)
40%

bom (291)
17%

mais ou menos (247)
14%

ruim (182)
10%

péssimo (329)
19%

Total de votos: 1740